sábado, 25 de setembro de 2010

ÁRVORES E BIODIVERSIDADE


Em data de 25 de setembro de 2010, a ASPAN promoveu evento alusivo à Festa Anual das Árvores. O tema abordado foi Árvores e Biodiversidade. O Presidente da ASPAN, Jones Dalmagro Pinto, abriu os trabalhos e fez breve relato sobre as atividades que a entidade vem desenvolvendo. 
No decorrer do ano, até a data do evento, a ASPAN efetuou o plantio de 1000 (mil) mudas de espécies florestais nativas na sede rural e no entorno, inclusive dentro de área da FEPAGRO Cereais alí próxima.
O evento seguiu com palestra do Eng° Agr° Darci Bergmann, ressaltando a importancia de técnicas corretas de arborização, enfocando formas alternativas de produção de mudas. Em seguida, os presentes visitaram o viveiro de espécies florestais e um setor de compostagem implantados no espaço ambiental do palestrante. O espaço ambiental é mantido em área de propriedade do agrônomo Darci Bergmann que oportuniza à ASPAN um excelente local de demonstração de práticas ambientais.
Do evento foram tiradas algumas propostas, dentre as quais destacamos:
1- Mobilização da comunidade local visando a implantação de uma Unidade de Conservação (UC) em São Borja ou próximo para preservação de área representativa do Bioma Pampa. Conforme os presentes, será elaborada uma minuta destinada ao Ministério do Meio Ambiente com esse objetivo.
2- Foi sugerida à Prefeitura de São Borja a estruturação de equipe destinada a conservar e ampliar a arborização urbana. Foi citado o caso do parasita conhecido como "erva-de-passarinho", que está dizimando exemplares de ipês, angicos, canafistulas e outras. Foi sugerido que a própria legislação nesse tocante seja mais observada.
3- A questão dos herbicidas. Um dos presentes trouxe folhas de árvores com sintoma de branqueamento típico do herbicida Clomazone (GAMIT), que já está sendo aplicado em áreas de cultivo de arroz, nas cercanias do perímetro urbano. Sobre isso a ASPAN lembra que já encaminhou expediente ao MPF em Uruguaiana, o qual repassou a matéria ao MPE para que este atue na questão.
4- Foi sugerido aos representantes da Prefeitura para que estudem a implantação de unidades de compostagem nas residencias do perímetro urbano. A proposta é para que em pontos diversos da cidade sejam implantadas essas unidades, servindo como modelo aos moradores. É um investimento de baixo custo e que traz benefícios à comunidade. A prefeitura também será beneficiada, pois diminui a quantidade de resíduos sólidos da coleta pública e por conseguinte menos despesas. O meio ambiente se beneficia, pois também reduz o consumo de combustível na coleta e melhora a fluidez no trânsito nos horários de coleta.  
Oportunamente serão repassadas mais informações sobre a tramitação das propostas do evento.

Veja mais na seção de fotos.