sexta-feira, 2 de julho de 2010

Imprensa, Anvisa e interesses espúrios em jogo

EcoAgência > Artigos

Sexta-feira, 09 de Abril de 2010



                                      Somos o maior mercado para agrotóxicos do mundo, com faturamento estimado em 8 bilhões de dólares. A contrapartida do crescimento agressivo, quase obsceno, do derramamento de veneno em terra brasileira é terrível: contaminação brutal do solo, da água, do ar e dos alimentos e milhares de mortes e de pessoas incapacitadas pela ação dos agrotóxicos. É pouco?



Por Wilson Bueno

Lobbies formidáveis têm se constituído ao longo da trajetória da nossa República para defender interesses políticos e empresariais, quase sempre com prejuízo considerável ao interesse público. Podemos enumerar alguns deles, como os lobbies desencadeados pela indústria tabagista, agroquímica, do amianto, das montadoras, da saúde e mais recentemente da biotecnologia, para só citar alguns deles. Em todos eles, a intenção é uma só: favorecer monopólios, consolidar privilégios, aumentar os lucros, permitir que grupos ou corporações, em cumplicidade com o poder público (???), continuem mandando nesse país, cada vez mais parecido com a "casa da mãe Joana".

Reportagem de capa do Le Monde Diplomatique, de abril de 2010, trata da questão dos agrotóxicos, tantas vezes aqui comentada pela dramaticidade de que se reveste, tendo em vista os prejuízos incalculáveis para a saúde humana e a sustentabilidade do planeta.

Os números que constam da reportagem são contundentes e conhecidos: somos o maior mercado para agrotóxicos do mundo, com faturamento estimado em 8 bilhões de dólares. A contrapartida do crescimento agressivo, quase obsceno, do derramamento de veneno em terra brasileira é terrível: contaminação brutal do solo, da água, do ar e dos alimentos e milhares de mortes e de pessoas incapacitadas pela ação dos agrotóxicos. É pouco?

Neste sentido, é preciso louvar o trabalho corajoso da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária que, há tempos, vem se empenhando para banir da nossa terra alguns produtos, já proibidos em alguns países, e que continuam circulando com impacto nefasto sobre a saúde e o meio ambiente. A mesma ANVISA que também desencadeia luta, muitas vezes desigual, contra os abusos da indústria da saúde (sobretudo as farmacêuticas) que, a todo momento, busca burlar a vigilância das autoridades e particularmente dos cidadãos para engordar os seus lucros abusivos.

Pois bem: o lobby das agroquímicas encontra respaldo, infelizmente, no Ministério da Agricultura, considerado como reduto dos grandes fabricantes (de sementes transgênicas e de agrotóxicos, aliás farinhas do mesmo saco, porque as empresas são basicamente as mesmas), inimigos contumazes, apesar do discurso hipócrita, do meio ambiente.

Neste momento, assistimos a uma luta encarniçada, sangrenta, entre a ANVISA (que tem ao seu lado a competente Fiocruz) e o Sindicato das indústrias de defensivos agrícolas (veneno não tem nada de defensivo, sejamos claros!) para retirar do mercado estes produtos perigosos, mas o processo emperra em virtude da adesão do Ministério da Agricultura às demandas deste lobby poderoso. Repete-se aqui a mesma disputa que ocorre na área dos transgênicos, que hoje pende para os fabricantes de biotecnologia, com o avanço escandaloso sobre a CTNBIO e que pretendem, inclusive, dispensar a rotulagem dos produtos que contêm transgênicos (o negócio é não deixar provas de potenciais danos para saúde, não é mesmo?).

A imprensa brasileira precisa tomar partido, participar deste debate, sob pena de novamente capitularmos diante de interesses empresariais de grande monta e que estão focados no lucro, com a omissão daqueles que deveriam, lá em cima, preservar os interesses dos cidadãos brasileiros.

Não é incomum percebermos, particularmente nas editorias de economia da grande imprensa e nos jornais de negócios (o Valor Econômico é exemplo gritante), a defesa das posições da indústria agroquímica sem qualquer espírito crítico, como se agrotóxico fosse caramelo ou chocolate a ser distribuído para as criancinhas, e não provocasse considerável impacto sócio-ambiental e para a saúde. Os executivos de marketing das empresas do setor circulam tranquilamente pelas páginas destes veículos, assim como os seus diretores de pesquisa e desenvolvimento, travestidos de pesquisadores ou fontes independentes. É preciso lembrar que a indústria agroquímica também transita com desenvoltura pelas escolas de Agronomia, tentando vender a solução química como indutora da produtividade e até, como proclama a indústria da biotecnologia, sua co-irmã, a salvação da fome no mundo.

Está na hora de virarmos o jogo porque, agindo desta forma, estamos efetivamente comprometendo a nossa sustentabilidade, a nossa soberania, porque, aqui como no setor de sementes, assistimos a um avanço formidável de interesses que buscam fechar o cerco a iniciativas que oferecem alternativas para esta contaminação química irreparável. É triste perceber a tentativa de destruição das sementes tradicionais e da agricultura orgânica (cuidado, há também gente vendendo gato por lebre nessa área!) em nome de uma postura e de uma mentalidade transgênicas, comprometidas com monopólios de toda ordem.

Na reportagem do Le Monde Diplomatique, o diretor da ANVISA, Agenor Álvares, revela (o que já anunciamos aqui) a interdição de linhas de produção da Bayer, da Basf e da Syngenta por inúmeras irregularidades e cita fatos reveladores. Lembra, por exemplo, que o endossulfan, que é um produto perigoso por sua toxidade, tem fábrica apenas na Índia e que o dono da marca é a Bayer. A pressão chega de todo lado porque na verdade, como somos um mercado importante e ninguém quer abrir mão destes lucros, o negócio é atropelar quem se atreve a enfrentar o lobby. O diretor da ANVISA indaga: "Ela (a Bayer) produz na Alemanha? Claro que não. Ela tirou a fábrica dela da Alemanha e botou na Índia e dali manda para o mundo inteiro".

Esta tem sido, na prática, a estratégia de inúmeros setores predadores (a indústria agroquímica é insustentável por excelência): deslocar para países emergentes as suas fábricas poluidoras exatamente porque as pressões nos países de origem são gigantescas, porque não querem que elas continuem destruindo os seus recursos naturais. Não é também por outro motivo que os chineses têm estado doidinhos para instalar aqui seus complexos siderúrgicos, plantas industriais de todo o tipo, já que a China é hoje um exemplo emblemático de degradação ambiental e faz parte da sua estratégia levar para outros países (somos um paraíso nesse sentido) o seu crescimento predatório.

É de lamentar que os governos (e também esse) continuem permitindo que a pasta da agricultura esteja comprometida com interesses empresariais e que estes lobbies surtam efeito (a nosso ver devastador) sobre a saúde e o meio ambiente. A ex-ministra Marina Silva certamente tem muito a dizer sobre isso (e esperamos que o faça durante a sua campanha) como o ministro Minc, que parece ter desistido de vez de denunciar o que ocorre por trás dos bastidores dos ministérios.

A imprensa brasileira, pelo menos a comprometida com os interesses nacionais, deveria estar mais atenta a este embate, mas tem preferido (como o Estadão) estigmatizar a ANVISA e todos aqueles que se opõem a estas pressões insuportáveis. Basta ver a relação incestuosa destes interesses com iniciativas do jornal (a Syngenta é uma das patrocinadoras do seu curso para "focas", assim como a Odebrecht, a Philip Morris e a Oi - belos parceiros, hein?) e a defesa intransigente dos transgênicos e da solução agroquímica em seus arrogantes editoriais.

Devemos dar todo apoio à ANVISA (que poderia ter sido mais enérgica, vamos dizer assim, no combate à ação das redes de fast food) e impedir que se concretize a iniciativa de setores governamentais, com o apoio das empresas, de esvaziá-la, com a capitulação final para setores reconhecidamente promotores da insustentabilidade.

A conscientização para o grave problema dos agrotóxicos deve iniciar-se na formação dos profissionais de imprensa, nas escolas de Jornalismo, em contraposição a este agressivo avanço sobre os cursos promovidos por grandes veículos (caso da Folha e do Estadão, por exemplo) e no estímulo ao espírito crítico e à investigação.

Assim como o mundo moderno, a cobertura jornalística da agricultura deve pautar-se por outros parâmetros e não ignorar a relação quase sempre inconciliável entre o desenvolvimento do agronegócio e o nefasto impacto sócio-ambiental. A nossa vocação agrícola (é preciso deixar bem claro) não nos deve transformar em meros produtores de commodities, não deve conduzir-nos à aceitação de monopólios nem à derrocada da agricultura tradicional. Valorizar a agricultura sim, mas não fechar os olhos ao trabalho escravo, à poluição ambiental, à apropriação escancarada da água doce e assim por diante.

Se a situação permanecer, continuaremos chamando, como faz a imprensa, plantação de eucaliptos de florestas plantadas (que aberração conceitual mais monstruosa!), como se a floresta autêntica não se caracterizasse pela diversidade e tivesse valor apenas quando em pé, e não derrubada para se transformar em madeira e papel ou celulose.

Contra a mentalidade transgênica, a postura monopolística, o emporcalhamento do solo, ar e água, a ação deletéria dos lobbies, somos a favor da ANVISA (mesmo que não endossemos todas as suas iniciativas ou decisões). Falta coragem para as autoridades e precisamos preservar os nichos onde ela pode ser encontrada. Não podemos continuar reféns de interesses poderosos que atentam repetidamente contra a cidadania.

Vamos repetir sempre para que não permaneça qualquer dúvida: agrotóxico é veneno e não remedinho de planta. E mata mesmo. Vamos desmistificar de vez essa história de defensivo agrícola. Essa é a terminologia que só interessa para quem deseja ocultar a verdade.

E parabéns para o Le Monde Diplomatique. Já que a imprensa nacional dá uma de avestruz e esconde a cabeça na areia para não enxergar a realidade que alguém faça isso por nós.

Em tempo: o diretor da ANVISA que se cuide: por dizerem a verdade, muitas autoridades já saíram de cena. Mas, convenhamos, é melhor perder o emprego do que a dignidade. Pelo menos, o sr. Agenor Álvares deve repousar tranquilamente a cabeça no travesseiro ao dormir porque tem desempenhado, no caso dos agrotóxicos, o papel de homem público. Políticos e autoridades que advogam interesses empresariais espúrios certamente não poderão fazer o mesmo. É melhor que tenham eles os pesadelos. A nós compete estarmos mobilizados para que os agrotóxicos não nos façam perder o sono.

Fonte: http://www.ecoagencia.com.br/