domingo, 29 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático: Ambientalistas gaúchos apresentaram propostas

Darci Bergmann, camisa listrada, faz exposição das propostas da APEDEMA/RS,
ladeado pelo coordenador do evento Paulo Brack, 

Por Darci Bergmann



  O tema Rio+20: Que Desenvolvimento Queremos foi proposto pelos organizadores do Fórum Social Temático e ficou a cargo da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa gaúcha. As palestras e debates seriam realizados na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O falecimento do ex-vereador Brochado da Rocha forçou o cancelamento desse evento. A APEDEMA/RS, que reúne 37 entidades ambientalistas e que seria uma das debatedoras, incorporou a discussão de propostas em outro evento paralelo, sobre as Hidrelétricas, nas dependências da UFRGS.
Ruppenthal, da equipe de Paulo Brack,
expõe o tema das grandes hidrelétricas e seus impactos socioambientais 

    Paulo Brack coordenou os trabalhos e ainda abordou o tema das hidrelétricas e seus impactos sócioambientais. Francisco Milanez (AGAPAN) e Darci Bergmann (ASPAN-São Borja), dentre outros presentes, reforçaram as discussões. Em nome da APEDEMA/RS, Bergmann apresentou um resumo das propostas dos ambientalistas gaúchos, sob o título a Transição Ecológica Necessária. Uma a uma, as propostas foram sendo alinhavadas, com a citação de exemplos e fatos pertinentes, inclusive com imagens em algumas delas.O documento não é conclusivo e está aberto a novas discussões. Mas certamente será uma importante ferramenta - uma espécie de roteiro - para ampliar as discussões preparatórias à Rio+20, na visão dos ambientalistas gaúchos.
Alguns representantes das entidades presentes e filiadas à APEDEMA/RS
A velha guarda, com a sua trajetória de lutas, recebe o apoio da gente nova  que
vem chegando. O ideal de Henrique Roessler, José Antônio Lutzenberger e tantos outros
 anima a causa por um mundo melhor

domingo, 15 de janeiro de 2012

Darci Bergmann vai representar afiliados da APEDeMA em painel sobre a Rio+20


Em encontro da APEDeMA/RS, realizado nesta quarta-feira, 11/1, em Porto Alegre, foi aprovada a indicação do Engenheiro Agrônomo Darci Bergmann, da Associação São Borjense de Proteção ao Ambiente Natural – ASPAN-SB, para representar as ONGS afiliadas da APEDEMA no Painel de Debates sobre a Rio +20 programado pela Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado para a manhã de 26/1.
Bergmman confirmou presença e comunicou que estará em Porto Alegre a partir da noite do dia 24.

Fonte: APEDEMA/RS

Assembleia Geral elege nova coordenação da APEDeMA-RS




Aconteceu no último sábado (05.11), em Porto Alegre, a 59ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), a qual reuniu organizações ecológicas não governamentais (ONGs) de todo RS, quando foram tratados temas atinentes a política ambiental, desde o local ao global, cujos debates principais se deram em torno da mercantilização da natureza, visão que vem ganhando força com a chamada Economia Verde, tema central da Rio + 20.
Além de tratar dos retrocessos ambientais atuais, que passam pelo desmonte do marco legal do licenciamento ambiental, bem como do controle ambiental público, a APEDEMA também elegeu sua nova Coordenação Executiva.
A Coordenação que sai (biênio 2009/2011) era formada pelo Centro de Estudos Ambientais (CEA) (Rio Grande/Pelotas), pelo Núcleo Amigos da Terra- NAT/Brasil (Porto Alegre) e pelo Instituto Biofilia (Porto Alegre) e empreendeu esforços para que as deliberações do Movimento Ecológico Gaúcho (MEG) se materializassem. Nesse período, 2 lutas do MEG que simbolizam o enfrentamento a esse atual momento de avanço da crise ecológica, foram levadas a frente pela APEDEMA e dizem respeito, no plano nacional, a manutenção do Código Florestal, no plano estadual, a manutenção do Código Estadual de Meio Ambiente.
No relatório de atividades apresentado pela Coordenação Executiva (aqui) destaque para a inovação das ações online, ou seja, de ativismo digital, também conhecidas por ciberativismo, chamando para luta ecológica via e-mail e redes sociais às pessoas que não aceitam o agravamento da crise ecológica, a qual só faz aumentar as injustiças sociais.
A nova coordenação é formada pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (INGA), União pela Vida (UPV) e Associação São Borgense de Proteção ao Meio Ambiente (ASPAN) e terá como desafio, além de levar adiante ações e lutas em andamento, organizar o 29º EEEE, em 2012, bem como, acompanhar a Rio + 20.
Em meio as tentativas do capital, com quase pleno apoio do Poder Público, em flexibilizar e se possível acabar com a lei ambiental protetiva, a exemplo das leis trabalhistas, e nas vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, a APEDeMA-RS segue fortemente atuante e de forma “espraiada” por todo o estado, combatendo a crise ecológica.
Na assembleia estavam presentes as entidades ONGs presentes: CEA, NAT, UPV, ASPAN, INGA, Solidariedade, ANAMA, Fundação Mo’ã, AGAPAN, APNVG, Instituto Biofilia, IGRÉ, GESP, AIPAN, Mira-Serra, Os Verdes, Instituto Econsciência, Greenpeace, BioFuturo.
A APEDEMA-RS congrega desde sua fundação no início dos anos 90, em Novo Hamburgo-RS, as ONGs ambientalistas/ecologistas mais antigas e atuantes no RS, como a Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural (AGAPAN), que completou 40 anos esse ano e a União Protetora do Ambiente Natural (UPAN), inspirada na União Protetora da Natureza (UPN) de Henrique Roessler.